Neste novo grupo admitiam-se elementos externos, apenas para as atividades “coraleiras”, e as serenatas ganhavam assim uma maior seriedade e qualidade. Assim sendo, dá-se em Novembro desse ano o início dos ensaios nos Imperais Paços do Reino do Convénus Mustinto, a nossa Sede de então.
A partir daí fomos crescendo e compondo cada vez mais músicas originais, o que nos levou, no dia 15 de Novembro de 2011, ao lançamento do nosso primeiro CD de originais, intitulado “Irmandade das Sombras”, em óbvia homenagem aos nossos fundadores. No ano seguinte dá-se mais um enorme passo na nossa história, com a organização do nosso primeiro festival de tunas, que já conta com 5 edições, o “Lágrimas de Amores” homónimo de uma das nossas mais primordiais músicas de serenata.
Desde então, este festival repete-se todos os anos, juntando Coraleiros, Antigos Coraleiros e Fundadores em ambiente de camaradagem, entreajuda e, acima de tudo, espírito de sacrifício. Foi sempre pela combinação destes três valores que o Coral tem vindo a pautar o seu comportamento dentro e fora de palco. Mais do que uma tuna, consideramo-nos uma família.
E é nesse sentido que esperamos continuar a trabalhar.